Sport Blog - Atletismo

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quarta-feira, agosto 19, 2009

Campeonato do Mundo de Atletismo: Caster Semenya é a nova campeã(o) dos 800 metros

A atleta sul-africana Caster Semenya venceu esta noite a Final dos 800 metros do Campeonato do Mundo de Atletismo, que decorre até Domingo, em Berlim (Alemanha).

A jovem (18 anos) cumpriu a distância em apenas 1m55s45cs, ficando bastante à frente da campeã de 2007, a queniana Janeth Jepkosgei, que terminou a prova em 2º lugar.

Na última posição do pódio ficou a britânica Jennifer Meadows, que em cima da linha de meta bateu a ucraniana Yuliya Krevsun (4ª classificada).


No entanto, esta Final está a gerar grande polémica, devido as desconfianças que recaem sobre o sexo da nova campeã mundial, que muitos acreditam ser um homem.

Em declarações a um jornal desportivo alemão, o porta-voz da IAFF (Federação Internacional de Atletismo) admitiu que "algumas equipas apresentaram um protesto, pedindo a anulação dos resultados da Final dos 800 metros. Em causa está o género de Caster Semenya, pois algumas equipas acreditam que a atleta é um homem. No entanto, já pedimos uma verificação dessa situação, mas temos que seguir os protocolos. Primeiro, ela vai ser observada por médicos especialistas e psicólogos; depois, esses profissionais de saúde terão que fazer um relatório; e só depois de analisarmos esses documentos é que podemos tomar uma decisão, algo que pode levar semanas".

De facto, a aparência da sul-africana não tem nada de feminino, o que já lhe causou situações verdadeiramente embaraçosas, como conta o seu treinador:" Certo dia, na Cidade do Cabo, a Caster parou numa gasolineira para abastecer o seu automóvel. Foi até à loja de conveniência, situada ao lado dos postos de gasolina, comprou alguns produtos, pagou e dirigiu-se à casa de banho das mulheres. Ao ver aquilo, o empregado da gasolineira pára de atender os clientes, sai do balcão e corre desenfreadamente na direcção da atleta. Quando esta ia entrar na casa-de-banho, o empregado diz-lhe delicadamente, que a casa-de-banho dos homens era no corredor ao lado. A atleta sorriu, disse que era uma mulher e o empregado perdeu a paciência, barrando a entrada da casa-de-banho e dizendo que estava ali para trabalhar e não para ser gozado por um gajo qualquer. A atleta voltou a dizer que era uma mulher, e o empregado ainda ficou mais irritado, dizendo que ia chamar a polícia e a segurança. Vendo que não valia a pena mais discussões, a atleta foi-se embora, não sem antes ter ouvido algumas frases menos bonitas da já longa fila de clientes, que esperavam para pagarem as suas compras".


Jornalista: João Miguel Pereira